Conheça os consumidores de carros de luxo no Brasil!

As marcas de luxo globais tiveram seus olhos no Brasil há muitos anos. O país sofreu mudanças profundas e positivas no último quarto de século, transformando-se de um paria de dívida de crescimento lento para uma economia dinâmica baseada no consumidor.

De um PIB de US $ 1,2 trilhão em 1998 (13º em todo o mundo) para US $ 2,2 trilhões em 2012 (7º em todo o mundo) e inflação de 5% por semana para 5% ao ano, a história de sucesso do Brasil é inquestionável. Apesar de uma recente desaceleração econômica – o crescimento deverá ser inferior a 1 por cento em 2014 – adulterou as perspectivas, ainda não afetou significativamente a vida da maioria dos brasileiros, já que o desemprego continua a ser baixo.

Impulsionada por uma crescente economia de consumo, as marcas de luxo vieram para o Brasil. Desde 2009, o número de marcas de luxo estrangeiras no Brasil mais do que duplicou. No entanto, aqueles que esperavam um alvo fácil provavelmente se encontraram decepcionados.

Embora o Brasil ainda seja um mercado de crescimento para o luxo, os desafios permanecem. Os impostos sobre importação permanecem elevados e os brasileiros consomem bens de alta gama de maneira diferente do que em outros mercados. Compreender o valor dos consumidores de luxo do Brasil é fundamental para fazer o seu investimento no país pagar dividendos.

O que os consumidores de luxo brasileiros querem

O Brasil não é um mercado que as marcas podem dar ao luxo de ignorar. Os mercados emergentes estão impulsionando o crescimento global do consumo de luxo, com o Brasil o terceiro maior contribuidor, depois da China e da Rússia.

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O Brasil, em particular, tem muito espaço para o crescimento. A penetração de luxo atual é baixa em comparação com outros países, com gastos de consumo anual de luxo no luxo no Brasil de US $ 314 contra US $ 1.121 na China.

Entre as três principais marcas de luxo no Brasil, existem 0,3 lojas por milhão de potenciais consumidores de luxo (indivíduos com renda anual acima de $ 30K), contra 4 lojas na China. Parte da razão pela qual o Brasil está longe de ser um mercado maduro é porque os preços mais altos tornam acessível apenas a elite, mas isso está começando a mudar.

Em 2018, o Brasil estará entre os 15 principais mercados de bens de luxo do mundo. As respostas para aumentar a penetração de luxo reside na compreensão de cinco pontos críticos cruciais entre os consumidores de luxo brasileiros.

Global e local

Cerca de 80 por cento de todas as despesas de bens de luxo do Brasil ocorrem no exterior, enquanto os brasileiros ricos viajam, principalmente para destinos nos EUA e na Europa. Os brasileiros gastam mais em luxo nos EUA do que visitantes de qualquer outro país. A mudança de apenas uma parcela desses gastos dos EUA teria grandes implicações para o mercado local do Brasil.

Mas as primeiras marcas devem pensar sobre como as lojas brasileiras se encaixam em sua estratégia global, quer elas servem principalmente como uma vitrine de imagens ou um local para gerar vendas locais.

As lojas que atendem o último objetivo podem envolver uma abordagem diferente de preços. A alta carga tributária do Brasil força o custo dos produtos de luxo, o que constitui o maior motivo pelo qual os brasileiros compram bens de gama alta no exterior.

A carga tributária do Brasil é a mais alta entre os BRICs

Depois de todos os impostos serem adicionados, um produto de luxo que custa US $ 1.000 no porto de entrada poderia acabar com um preço de US $ 2.300 para um comprador em São Paulo.

Carga tributária do Brasil

Hoje, a diferença de preços para muitas marcas estabelecidas pode ser tão baixa como uma redução de 50%, enquanto em 2011, os produtos no Brasil eram geralmente 3 vezes mais caros. À medida que os preços caíram, o resultado é uma expansão dos tipos de consumidores que podem pagar produtos de luxo.

Também promover mais compras domésticas é uma legislação recente que adiciona uma taxa adicional ao usar um cartão de crédito para comprar no exterior. Em contraste, os consumidores podem comprar no Brasil por prestação sem taxa de juros (os custos de financiamento geralmente estão incorporados ao preço).

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